SETEMBRO AMARELO – MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
O CCCAJ e o CCI, em parceria com a Escola Estadual Francisco Duarte e o comércio local, realizaram na última sexta-feira, 02/09, uma mobilização alusiva ao setembro Amarelo. Os comerciantes decoraram as fachadas e usaram amarelo simbolizando o apoio à causa.
A caminhada de conscientização dá início às ações que serão realizadas em todo o mês nos Centros de Convivência e na escola. O intuito é alertar a todos sobre os altos índices de suicídio que ocorrem diariamente e quebrar o tabu – ainda existente – em falar a respeito do suicídio e principalmente da depressão; enfrentar o problema de frente e assim, salvar vidas. Neste momento, o apoio é fundamental.
A ação foi encerrada em frente à Prefeitura Municipal, onde a psicóloga do CRAS, Maiara, falou a respeito da ação e da importância de nos conscientizarmos e o Prefeito Camachinho declarou seu apoio à causa.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO – PMI