PALESTRA SOBRE SAÚDE BUCAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Nesta segunda-feira (19), durante os períodos da manhã e tarde, a Escola Municipal “Profª Augusta Novaes Coronado”, teve um dia especial voltado para a realização de uma palestra importante e didática para seus alunos e professores acerca da importância da saúde bucal na infância.
O dentista responsável pelos atendimentos na ESF II Massayuki Ezaki, Junior Cesar Viesser, CRO 153979, ensinou aos alunos do 1° ao 5° ano sobre o que é a lesão de cárie e suas possíveis causas, assim como evitar seu surgimento desde a primeira infância.
Logo em seguida, falou sobre o flúor, onde encontrá-lo e a sua importância na manutenção da saúde bucal de todos. Igualmente, se foi ministrado sobre a importância da alimentação correta desde muito cedo, quando as crianças estão passando pela introdução alimentar até o período escolar, quer seja quanto aos horários como também em relação às quantidades e tipos de alimentos que podem ser consumidas durante o dia.
Durante a palestra, as crianças aprenderam a quantidade adequada de creme dental que deve ser usada e a forma correta de usar a escova dental para realizar a higienização dos dentes, por meio de uma manequim de uma arcada dental.
Dr. Junior também explicou um pouco sobre os tipos de aparelhos dentais que podem ser utilizados pelo dentista a depender da necessidade específica de cada paciente, explicando um pouco sobre os problemas que cada tipo irá corrigir.
Por último, se foi falado sobre outras circunstâncias que podem deixar os dentinhos das crianças um pouco diferentes e que não são causados pela lesão de cárie, mas pela malformação do próprio elemento dentário, chamadas de Hipoplasia de Esmalte. Deixando bem claro que somente o dentista pode diagnosticar tal problema e indicar a melhor forma de corrigi-lo.
DEPARTAMENTO DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – PMI