IBIRAREMA FOCA EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

A Prefeitura de Ibirarema, por meio do Código Municipal de Desenvolvimento Sustentável, vem exigindo que as obras particulares possuam medidas sustentáveis em seus projetos para liberação de Alvarás de Construção Civil e Cartas Habite-se.
Os critérios de sustentabilidade a serem adotados, podem ser: aproveitamento da água da chuva e ar condicionado; áreas permeáveis para retenção e infiltração de águas pluviais; caixas sanitárias acopladas ou válvulas de duplo acionamento; calçada ecológica; energia solar e fotovoltaica; iluminação natural e ventilação cruzada; madeira legal certificada ou de reflorestamento; pé direito alto; piso drenante; plena acessibilidade; telhado verde; entre outros.
Os imóveis ambientalmente adequados chegam a valorizar de 10% a 30% em seu valor de mercado, compensando o investimento realizado, além da economia imediata gerada pelo consumo de água e de energia elétrica.
Outro fator a ser considerado, é a possibilidade de redução na alíquota do imposto anual, com descontos de até 25% instituído pelo Programa IPTU Verde.
Além disso, visando atender a norma ambiental, os novos projetos de obras públicas já estão sendo incorporados os critérios de sustentabilidade, e readequando gradativamente as construções já existentes.