EVENTO SOBRE O JUNHO VIOLETA NO CCI

O mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa tem o intuito de alertar para os maus-tratos e violações de direitos das pessoas idosas, assim como divulgar formas de denunciá-la e combatê-la.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Ibirarema “Benjamin Jacinto de Moraes”, com apoio do Departamento de Assistência Social e da Prefeitura Municipal de Ibirarema, na última sexta feira (23), promoveu um evento para abordar esse assunto de extrema importância.
Na ocasião a Coordenadora do CCI, Nilza Ferreira de Oliveira falou sobre a importância da conscientização “A prevenção se dá através da conscientização sobre os diversos tipos de violência, pois assim, a sociedade passa a reconhecer casos de violação de direitos para com o outro e para consigo e se torna capaz de realizar ações de prevenção e combate mais eficazes”.
Estavam presentes representantes da área da saúde juntamente com a Diretora do Departamento de Assistência Social e Saúde Daniele Dionísio Alves e os representantes da educação, cultura, terceira idade, além do Diácono Fabio Piga, Sargento Pinheiro e os vereadores Rodrigo Ramos e Irene Simões. O evento contou com a participação da Primeira Dama Nereide Ferreira Camacho, que enalteceu a Campanha e enfatizou todo empenho em buscar o melhor atendimento para os idosos.
No decorrer, a assistente social Alize Vitorino esclareceu sobre os tipos de violência existentes contra a pessoa idosa e a Psicóloga Mariane Gomes trouxe dados estatísticos do canal de denúncias.
Para tornar o assunto dinâmico, a Narradora Fernanda Munhão da cidade de Ourinhos trouxe uma peça teatral musical, com histórias relacionadas ao tema.
Caso uma pessoa idosa seja vítima de violência, ele próprio ou quem tiver conhecimento das violações pode denunciar através do Disque 100, o usuário não precisa se identificar, o serviço é gratuito, sigiloso e opera 24h por dia, todos os dias da semana ou ligue para o telefone 190 da Polícia Militar do estado.
DEPARTAMENTO DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – PMI