DIRETORA E COLABORADORAS DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPAM DA OFICINA DE REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE – MACRORREGULAÇÃO DE MARÍLIA.

No dia 30 e 31 de maio, no Alves Hotel em Marília, a diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social, Daniele Dionísio Alves, Assistente Social Sandra Toledo e a Juliana de Souza Gonçalves Dias do Agendamento de exames participaram da Oficina de Regionalização da Saúde – Macrorregulação de Marília.
No evento houve a participação do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva e demais Gestores de Saúde, também foi promovido para os 62 municípios da DRS IX de Marília, com todos os gestores.
O objetivo da Oficina é fazer funcionar a Regionalização de Saúde, princípio irrevogável do SUS, para que tire os pesos dos municípios nas distribuições de média e alta complexidade.
A Regionalização é um dos princípios doutrinários do SUS. Ela é o eixo estruturante que organiza a descentralização das ações e serviços de saúde no País e se materializa por meio da organização das Redes de Atenção à Saúde – RAS, busca promover a equidade, a integralidade na atenção à saúde, a racionalização dos gastos e otimização dos recursos, com ganho de escala, o estabelecimento de mecanismos de governança e a atuação do Estado orientada pela lógica dos interesses coletivos e do SUS no espaço regional. A maior parte dos municípios brasileiros são pequenos e não tem condições de oferecer, em seus territórios, todos os serviços necessários a um atendimento resolutivo e integral à saúde de seus cidadãos.
DEPARTAMENTO DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – PMI