DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marca uma luta diária da sociedade brasileira para a proteção contra estes crimes. A data foi escolhida em alusão ao ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade.

O abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime e deixa efeitos devastadores como medo, mudanças comportamentais, baixa autoestima e dificuldades de estabelecer vínculos afetivos, entre tantos outros. Araceli, assassinada há 50 anos remete o tempo de luta.

Hoje, 23 anos depois de instituída a Lei 9.970/00, a data é usada para lembrar a todos que somos responsáveis para que esse silêncio seja quebrado e a realidade mude. Se você conhece ou suspeita que alguma criança ou adolescente esteja sofrendo violência, denuncie e seja a voz daqueles que não podem falar.

Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente é Crime! Denuncie. Disque 100. O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br ou pelo telefone do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
14 3307-1535.

Não se omita. Denuncie!

DEPARTAMENTO DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – PMI

%d blogueiros gostam disto: