Profissionais alertam que escorpiões se reproduzem durante o mês de agosto, o que aumenta o risco de acidentes.

Com ações de conscientização o Departamento de Saúde de Ibirarema integrou a “Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião”, iniciada na segunda-feira, 28 de agosto, e que seguiu até a sexta-feira, dia 1 de setembro. A ideia do Governo do Estado é que os municípios somem esforços e reforcem a importância na adoção de medidas individuais, em uma tentativa de prevenir a ocorrência de escorpiões e notificações de acidentes nos espaços públicos e nas residências dos municípios.
O período de reprodução dos escorpiões ocorre nos meses de agosto e setembro. Com grande capacidade de adaptação ao ambiente urbano, longos períodos sem se alimentar, resistência a inseticidas e, facilidade de reprodução tornam os acidentes causados por escorpiões uma grande preocupação, principalmente quando envolve crianças, principal grupo de risco que pode evoluir a óbito se não ocorrer socorro oportuno.
Entre as ações de conscientização, o Departamento de Vigilância, coordenado pela enfermeira Bruna juntamente com os meninos supervisores de vetores Edilson de Souza Júnior , Daniel de Oliveira e Maria José Vieira, realizaram visitas nas escolas Francisco Duarte e Professora Augusta Novaes Coronado em todos os períodos e também foram até a comunidade em geral tanto nas estratégia de família e nas casa na qual eles falaram da importância de prevenção do animal, como agir diante dele e se tiver uma picada. Foram entregues panfletos com orientações e curiosidades sobre escorpiões, maneiras preventivas e de manejo ambiental, com o intuito de mobilizar a população para ações de prevenção.
“Ações contínuas de manejo ambiental, conscientização com alteração de comportamento tornam os ambientes menos susceptíveis a ocorrência, permanência e proliferação de escorpiões. A adoção de medidas preventivas reflete positivamente na saúde coletiva de todos, evitando infestação e ocorrência de novos acidentes em nosso município”, comenta Jose Benedito Camacho, Prefeito Municipal.
DEPARTAMENTO DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – PMI
Postado por: