Prefeitura realiza ações do ‘Agosto Dourado’.

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Com objetivo de fortalecer a amamentação, a Prefeitura de Ibirarema, por meio do Departamento de Saúde esteve nesta semana promovendo uma série de ações relacionadas ao tema.
O aleitamento materno é uma prática fundamental para o desenvolvimento da criança. De acordo com coordenadora a Diretora de Saúde, Daniele Dioniso, a prática envolve muito mais do que apenas o ato de nutrir. “É uma grande interação entre mãe e filho com repercussões importantes sobre o desenvolvimento. Intensificamos ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação, compartilharmos vivências e esclarecemos dúvidas”, explica.
O leite materno protege contra diarréias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Segundo o Ministério da Saúde, há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.
Na segunda dia 14 realizamos uma capacitação sobre “Aleitamento Materno”, promovida pela Associação Feminina de Marília Gota de Leite, com as palestrantes, enfermeira Sandra Domingues – Supervisora do Banco de Leite Humano de Marília; Facilitadora Nacional da Estratégia Amamenta e Alimenta; Facilitadora da Sala de Apoio de Amamentação nas Empresas Nacionais e a Amabili Fonseca, Técnica de Enfermagem, do Banco de Leite de Marília. E no dia 16 aconteceu o encontro especial com as gestantes da cidades, com tema: Agosto Dourado, mês de conscientização do Aleitamento Materno, palestrantes: Dra Giulia Rocha Lamber (Ginecologista e Obstetra) e os Dentistas: Júnior César Viesser e Lucas Dala Pola.
Ocorreu sorteios de brindes e a entrega de Almofadas de Amamentação a todas as gestantes entregues pela primeira dama da cidade Nereide Ferreira Camacho.
DEPARTAMENTO DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – PMI
Postado por: