Escola comemora Dia Mundial da Água

A Escola Municipal Profª Augusta Novaes Coronado de Ibirarema, realizou atividades para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22. Nesta quarta-feira, os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental visitaram a nascente Barra Bonita, fonte responsável por todo o abastecimento de água da cidade. Já, na quinta-feira, os anos do 5° ano do Ensino Fundamental realizaram a solturas de alevinos, peixes recém saídos dos ovos, no rio Paranapanema, na cidade de Salto Grande.

Durante a visita à nascente os alunos do 4º ano contaram com a orientação do educador ambiental Luís Fernando Chagas Batista, que falou sobre o percurso da água até o SAAEI (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ibirarema) e, depois, a distribuição para toda cidade, além de ressaltar pontos importantes sobre a preservação. Ao final, ainda tiveram palestra com a colaboradora do SAAEI Bianca Souza que mostrou as fases do tratamento da água antes de ser distribuída para as casas.

Já os alunos do 5º ano participaram de atividade de integração com os alunos da Escola Municipal Thereza Favali Pocay, da cidade de Salto Grande. Lá assistiram apresentações e palestra educativa sobre preservação da água e sobre a soltura de peixes no rio, atividade que puderam vivenciar em seguida. Para a coordenadora pedagógica Janete de Cássia Ferreira, o mais importante da ação da soltura de peixes é o simbolismo que ela tem “pois motiva as crianças a adotarem práticas ambientais corretas”, concluiu. Estiveram presentes o Vice-Prefeito José Benedito Camacho (Camachinho) e o representante do Legislativo Bruno Ramos.