IBIRAREMA – REPLANEJANDO AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS PARA O 2º Semestre Nestes dias 26 e 27/07 de 2022, o Departamento de Educação e Esportes promoveu o replanejamento das atividades letivas para o segundo semestre do ano letivo.

O replanejamento teve início com formação dos monitores que cuidam das crianças do ensino infantil e fundamental das Escolas Municipais, mediado pela Educadora Lyllian Pechio a formação teve como tema: “Desenvolvendo habilidades na recreação” a foi abordado a necessidade de desenvolver o lúdico, com modelos de brincadeiras e diferentes atividades para serem feitas no cotidiano das escolas. Na terça feira, 27 para os professores da Educação Infantil e Fundamental os professores Paulo Magri e Marassílvia Aoki Fernandes desenvolveram a necessidade de recuperação da aprendizagem nesse período pós Pandemia, abordaram com os professores a temática: “Girar com o Giro para recuperar a Aprendizagem”, pois os estudantes do Ensino Fundamental estão recebendo o material para desenvolvendo das habilidades essenciais do Currículo.
No período da tarde, com parceria da Faculdade UNINA, a formação continuou com a Professora Mestre Wania Boer que discorreu sobre a temática “ A Arte do ser e conviver”, pois de acordo com a Educadora: conviver e aprender é uma arte que é aprendida e ensinada ao longo da vida, nas pequenas atitudes, por meio de exemplos e modelos e nas relações que estabelecemos na família, na escola, no trabalho e no lazer”. “
A formação continuou na quarta-feira com a Professora Wania desenvolvendo a Dinâmica Reflexiva: Eu, olhando para mim mesmo” com a finalidade do desenvolvimento das competências Pessoais e Profissionais”. E para o encerramento o professor Danilo Kirnew desenvolveu uma formação para utilização do uso do material infantil da Editora Brasil Cultural que está sendo implantado gradativamente na rede municipal de ensino.
De acordo com o Supervisor de Ensino Professor Alceu Sergio: Estamos vivendo um momento atípico da Educação e é nesse momento que se torna necessária uma consistência, um dialogo a fim de garantir uma troca especial de experiências, respeitando as diversidades, promovendo o intercâmbio de ideias, a cooperação e a recuperação da auto estimam a convivência em grupo e a recuperação da aprendizagem.
Para o Prefeito Camachinho esses dias de formação proporciona uma troca de experiências e vivências que fazem a diferença na vida das crianças. O Prefeito enfatizou: “Estamos procurando proporcionar uma educação de qualidade e isto passa pela formação de todos que atuam na Educação”
Além da Formação aos profissionais o Departamento de Educação e Esportes da Prefeitura de Ibirarema está promovendo uma significativa melhoria na estrutura física das escolas e em constante aquisição de materiais para o desenvolvimento das habilidades essenciais das crianças.